quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como se preparar para o frio da Serra

          Considerada umas das regiões mais bonitas do Brasil, a Serra Gaúcha é um dos maiores atrativos turísticos do Rio Grande do Sul. Com uma série de pequenos municípios marcados pela cultura alemã e italiana, a região é referência em hospitalidade, culinária e belezas naturais. Mas o charme das cidades serranas vai além das tradições. 


foto: Joana Moreira

            Com o inverno, os restaurantes servem os mais diversos sabores da comida regional e uma infinidade de programações surpreende os visitantes. Sendo assim, é preciso se preparar da melhor maneira possível para aproveitar as peculiaridades que só o frio oferece.

Para quem pretende conhecer esse pedacinho brasileiro da Europa, o Viajar Gramado montou um roteiro com algumas sugestões para driblar o inverno.  E claro, se divertir da melhor maneira possível durante a sua estadia. 

A viagem começa na sua casa, e saber como arrumar a mala é a nossa primeira dica. As temperaturas próximas de zero tornam os dias curtos e agradáveis. Vestimentas de couro e de lã são a melhor alternativa para encarar o frio. Além delas você vai precisar de luvas, gorros, mantas, meias, básicas quentinhas e blusões. Para as mulheres, nada melhor que usar uma meia-calça por baixo das roupas, que garante manter as pernas bem aquecidas nos passeios. 

foto: Joana Moreira
Dê preferência para calçados e trajes impermeáveis. Se puder, traga uma capa de chuva ou até mesmo um guarda-chuva, pois a umidade é predominante nessa época do ano.  Também é essencial se vestir de forma confortável. Os sapatos de salto ficam lindos em qualquer mulher, mas durante os passeios turísticos é preciso se preocupar com o conforto e praticidade. Nesses momentos, um bom tênis garante que você desfrute muito mais, sem se preocupar com a posterior dor nos pés. 

Se já estiver na Serra e a friagem apertar, não se preocupe. Todas as cidades gaúchas estão preparadas para os rigorosos invernos, e sendo assim, você pode comprar agasalhos com muita facilidade. Cidades como Nova Petrópolis e Farroupilha, por exemplo, são conhecidas pela variedade do comércio de roupas, especialmente lã.

        Dê prioridade para vestes que ocupam menos espaço e combinem entre si. Cores como preto, marrom, branco, azul marinho e tons de cinza são ideais e possibilitam uma série de combinações.  Pense que estas peças podem ser utilizadas tanto para fazer um passeio como para situações formais, é só investir em alguns acessórios que todo o visual muda. Se ficar pouco tempo, coloque na mala algumas camisas, dois blusões, duas calças, um casaco, uma roupa para sair, sapatos quentes e confortáveis, alguns assessórios para inverno e lembre do guarda-chuva.

    Seja prático. As pessoas em geral se vestem de maneira simples e confortável. Não exagere na quantidade de roupas e poupe espaço na mala para enchê-la de novidades.

A Serra Gaúcha também tem destaque por sua riquíssima culinária, onde as cozinhas fumegam sabores de pratos típicos como o pinhão, chimarrão e o fondue. A terceira dica é aproveitar a gastronomia para se aquecer. 

Fazendo jus a sua viagem e para conhecer melhor a cultura do Rio Grande do Sul, sugerimos começar experimentando o chimarrão, bebida típica daqui e que aquece a todos gaúchos no inverno. 

O frio é a ocasião ideal para desfrutar também de um bom vinho, especialmente se você estiver em Bento Gonçalves, terra que rende os vinhos e os espumantes mais famosos do Brasil. Em Gramado, conhecida também por seus chocolates,  aproveite os intervalos dos passeios para tomar um chocolate quente. Pela noite a sugestão é comer um delicioso fondue, aproveitando cada momento com a família ou amigos.  

Em meio a um universo cultural repleto dos mais deliciosos pratos e rodeado pela natureza, a Serra Gaúcha é um dos mais completos destinos turísticos do Brasil. São muitos os atrativos das cidades serranas, e para quem visita a região, os passeios são imperdíveis. Por isso, nossa última dica e a mais essencial: faça parte do frio e aproveite o máximo que puder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário